sábado, 26 de outubro de 2013

PED2013: UM HOMEM E UMA MULHER DISPUTAM A PRESIDÊNCIA DO DISTRITO DO DAICO

Carlos Santos, mais conhecido como Biel, e Luiza Chaves estão na disputa pelo Distrito do DAICO. Na última sexta-feira (25), em Icoaraci, eles participaram do 6º debate dentro da agenda do Processo de Eleição Direta – PED 2013, em Belém.

O ponto central do debate girou em torno da discussão sobre o fortalecimento do distrito, através de sua autonomia financeira e da reaproximação com a militância. Segundo Biel, o PT está perdendo espaços nos bairros. Para ele é preciso resgatar o diálogo com todas as camadas da sociedade, principalmente, com a juventude. “Precisamos retomar discussões como a reforma urbana, a participação nos movimentos sociais e incentivar a juventude a atuar nas decisões do partido no distrito. E eu quero poder intermediar estas discussões com a nossa militância e a sociedade”, explicou.


Luiza Tomaz, candidata à reeleição, disse que o distrito do DAICO está sem autonomia de decisão e de poder e que nos últimos anos, o partido vem perdendo a sua identidade junto à militância. “Precisamos rever os caminhos e o papel do PT nos distritos. Pra nós é fundamental fecharmos um debate com a juventude, com a mulher e com os movimentos sociais. Não podemos perder a nossa identidade. E por acreditar no importante papel da mulher neste processo, lanço meu nome mais uma vez”, declarou Luiza.



A retomada de diálogo com as bases é, para a maioria dos militantes que estavam presentes, o primeiro passo para o fortalecimento do partido dentro do distrito. Evandro, um dos participantes na plenária, lembrou da atuação dos Grêmios Estudantis, das associações de moradores em tempos passados do PT. Segundo ele, não se faz mais debate com a militância. “O partido está deixando de ser de massa. Precisamos resgatar todos os processos de luta do PT junto com a militância”, finalizou Evandro.


Cerca de 40 pessoas participaram deste encontro em Icoaraci. Dentre elas, militantes, simpatizantes, candidatos distritais e os candidatos Apolônio Brasileiro e Regina Barata pelo município de Belém.


O PED será realizado no dia 10 de novembro em todo território nacional, quando os militantes do Partido dos Trabalhadores vão às urnas para escolher suas direções nacional, estaduais, municipais e distritais. O município de Belém está dividido em oito distritos: DAICO, DABEL, DAENT, DAGUA, DABEN, DASAC, DAOUT E DAMOS. E conta atualmente com cerca de 6 mil militantes aptos a votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário