sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PED2013: AS MULHERES FORAM A MAIORIA NO DEBATE DE OUTEIRO

Mais de 80% dos militantes que participaram do debate do Distrito do DAOUT eram mulheres. Valderez Carreira, militante histórica em Outeiro, busca a sua primeira vitória. Edi Santos, atual presidente do DAOUT, pretende conquistar a sua reeleição. 

O debate que contou com a maioria feminina, também foi o que teve uma participação mais expressiva dos militantes nos distritos até o momento. Ao todo são oito distritos em Belém e este foi o terceiro encontro. 

Cerca de 40 pessoas participaram do evento, dentre eles, membros da Executiva, candidatos à presidência dos distritos do DABEN (Maria Antônia Salgado), DABEL (Augusto Santos), DAICO (Biel), DAENT (Joel) e DAGUA (Nacor). E ainda, Apolônio Brasileiro e Regina Barata, candidatos à presidência do PT Belém, entre outros militantes de diferentes distritos.



Os moradores de Outeiro estão esquecidos e sofrem com o descaso dos atuais políticos, segundo Valderez. “A saúde em Outeiro não está doente, já morreu. Não temos segurança, fomos esquecidos”, desabafa. Valderez lembra que os benefícios conquistados foram durante governo do PT, como o asfaltamento de algumas vias públicas e o programa Navega Pará, no governo da Ana Júlia. Por isso, ela defende o lançamento de uma candidatura própria nas eleições de 2014. 

Para Edi Santos, o PT precisa resgatar a sua militância, precisa mostrar para a sociedade o que o PT fez na vida de cada um dos brasileiros. “Precisamos mostrar o que mudou na vida dos beneficiários do Minha Casa Minha Vida, por exemplo”, explica Edi. Outro ponto discutido foi a necessidade de se resgatar a militância e de se fazer um trabalho de inclusão dos jovens no fortalecimento do partido e nas discussões sobre os rumos da política nos distritos, municípios e no Estado. 

O fortalecimento do partido, para a maioria dos participantes, está justamente na maior aproximação da militância, no resgate da essência do PT, um partido de luta, do povo e para o povo. Para Flávio Lauande, Secretário de Formação, o PT tem que voltar para as ruas com uma participação mais ativa nos movimentos sociais. Mas antes, segundo Jô Silva, a militância tem que ser ouvida, ter voz. 

O Processo de Eleições Diretas - PED2013 será realizado em 10 de novembro em todo o território nacional. E até o dia 31 deste mês serão realizados debates nos demais distritos de Belém, das chapas para o Diretório Municipal e finalizando com o debate dos candidatos à presidência do PT Belém – Apolônio Brasileiro, Regina Barata e Diógenes Brandão no Sindicato dos Bancários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário