quinta-feira, 17 de outubro de 2013

BOLSA FAMÍLIA VENCE O NOBEL DA SEGURIDADE SOCIAL


Brasil recebe prêmio internacional por Bolsa Família

O governo brasileiro recebeu prêmio internacional por causa do programa Bolsa Família. A Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA) anunciou hoje, 15 de outubro, na Suíça, o país como vencedor do I Prêmio Award for Outstanding Achievement in Social Security em reconhecimento ao sucesso do Bolsa Família no combate à preza eob na promoção dos direitos sociais da população mais vulnerável do Brasil.

Em entrevista coletiva, nesta manhã, ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, afirma que "premiação internacional reconhece o esforço do país para construir uma rede de proteção social"; estudo inédito do instituto sobre o impacto da iniciativa na economia revela que se odesenvolvimento Bolsa Família fosse extinto, a pobreza passaria de 3,6% para 4,9%; além disso, cada real gasto com o programa, que completa 10 anos, faz a economia girar 240%.


A ISSA é a principal organização internacional voltada á promoção e ao da seguridade social no mundo, atuando na produção de conhecimento sobre o tema e no apoio aos países para a constituição e aprimoramento de seus sistemas de proteção social. Fundada em 1927, a organização tem filiadas 330 organizações em 157 países.

O prêmio entregue, a cada três anos, é atribuído a instituições e programas, conforme relevância de sua contribuição. Sua primeira edição foi dedicada ao Bolsa Família porque, segundo a ISSA, o programa é uma “experiência excepcional e pioneira na redução da pobreza e na promoção da seguridade social”.

Em entrevista coletiva realizada hoje, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e ministro da Secretaria e Assuntos Estratégicos (SAE), Marcelo Neri, apresentou o estudo inédito “Efeitos macroeconômicos do Programa Bolsa Família: Uma análise comparativa das transferências sociais”, que fará parte de um livro comemorativo dos 10 do programa que será lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social em 30 de outubro.



Programa

O Bolsa Família, programa de transferência de renda do Governo Federal que beneficia famílias em situação de pobreza em todo o país, integra o Plano Brasil sem Miséria, que tem como foco atender famílias com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão, produtividade e no acesso aos serviços públicos.

Serviço

Em Belém, cerca de 13 mil famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Na capital os beneficiários devem fazer o recadastramento do programa até o dia 15 de dezembro deste ano. O atendimento será realizado nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) de cada bairro ou na sede do Bolsa Família na Rodovia Augusto Montenegro, km 01, Passagem Maria das Graças, nº 565, no bairro da Marambaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário