terça-feira, 8 de outubro de 2013

A VILA SORRISO COMPLETA 144 ANOS

Local é conhecido pelo artesanato em cerâmica e pela culinária. 

Conhecida pelo artesanato em cerâmica, pela culinária e pela forte expressão cultural, Icoaraci completa 144 anos, nesta terça-feira (8). E para comemorar a data serão realizadas durante toda a semana várias atividades esportivas, culturais e religiosas.

E na quarta-feira (9), a programação segue com o sarau literário, contação de histórias e shows musicais, no anfiteatro da orla, às 19h. Na quinta-feira (10), no mesmo horário, será realizado o “Show da Paz” – um tributo à Icoaraci, na Praça da Bíblia, com apresentação de vários grupos de louvores locais. E no último dia de comemoração, as atividades serão voltadas para as crianças, a partir das 17h, também na Praça da Bíblia, com atividades recreativas, animação de palhaço e personagens infantis, além da distribuição de lanches.
Icoaraci é um dos oito distritos de Belém e possui cerca de 280 mil habitantes. A economia é baseada em um parque industrial que abriga, principalmente, os ramos de pesca e madeira. Mas Icoaraci se destaca mesmo como importante pólo de artesanato em cerâmica, instalado no bairro do Paracuri, onde são produzidas réplicas de vasos típicos de antigas nações indígenas, principalmente a Marajoara e a Tapajônica.

O turismo é outro destaque da “Vila Sorriso, onde o visitante é bem servido por um polo gastronômico composto da típica culinária paraense – tacacá, maniçoba e a tradicional caldeirada de Filhote – ou com uma simples água de coco no Pontão ao se apreciar o pôr do sol, sugestionado pelo próprio nome tupi Ico-araci (onde o sol repousa).

Mas nem tudo é sorriso em Icoaraci

A população sofre com os inúmeros descasos do atual governo. A falta de saneamento básico é um dos principais problemas de quem vive na periferia – nas ruas, muitos buracos e lixo –O descaso na Saúde é ainda maior, principalmente com o abandono do Hospital Público, Abelardo Santos. A falta de leitos e atendimento precário deixa a população cada dia mais “doente”. Mas a falta de segurança é a maior preocupação de quem mora na “Vila Sorriso”. A Chacina dos Meninos da Vila, em 2011, ainda vive na memória da população até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário