terça-feira, 2 de abril de 2013

ARTIGO: MAIS UM PASSO À ESQUERDA

Artigo de Jefferson Lima, Secretário Nacional de Juventude do PT e Cássio Nogueira, Secretário Nacional de Organização da Juventude do PT.

O DESAFIO PARA ESTE ANO É MUITA MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DAS REFORMAS ESTRUTURAIS PARA AVANÇAR NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
JEFFERSON LIMA E CÁSSIO NOGUEIRA SÃO MILITANTES
DO PT DE SERGIPE E DO PARÁ, RESPECTIVAMENTE, E
INTEGRAM A EXECUTIVA DA JPT NACIONAL
“Se o presente é de luta, o futuro nos pertence!” 

(Che Guevara)

Um marco na história de luta das juventudes e dos movimentos sociais. No dia 23 de fevereiro na cidade de São Paulo é galgado mais um passo à esquerda na luta por um Brasil mais democrático. Os principais movimentos, partidos e entidades juvenis como: JPT, Juventude da CUT, Juventude do MST, UNE, UBES, ABGLT, UJS, JSB, Levante da Juventude, entre tantos outros lançaram uma jornada de luta unificada da juventude brasileira.

Em meio a uma profunda reflexão dos avanços que o Brasil vem desfrutando e os muitos desafios que ainda possuem a serem conquistados e conferidos ao povo brasileiro levou a necessidade de aprofundar uma plataforma política que oriente o conjunto dos movimentos a luta unificada por mais direitos ao povo.


Somados aos 33 anos de fundação do PT e o decênio do governo popular e democrático é possível afirmar muitas conquistas. O balanço muito positivo desta década não nos furta de querer mais conquistas e avançar em reformas estruturantes necessárias para o Brasil.

O desafio para este ano é muita mobilização em defesa das reformas estruturais para avançar no desenvolvimento social. Queremos mais educação, trabalho decente, direito a terra, direito a verdade e o fim do extermínio da juventude negra e da periferia.



Somos mais de 50 milhões de jovens brasileiros e para construir um Brasil cada vez mais justo e igualitário, sem miséria, sem autoritarismo e sem violência é necessário incluir de maneira protagonista os milhares de jovens, através de políticas de juventude com novos repertórios e oportunidades.

Outro ponto central da jornada e de interesse de todo o PT é a Reforma Política. A defesa de uma reforma política no Brasil é a necessidade de romper com o histórico de corrupção neste país.

Sabemos que os governos de Lula e Dilma deram passos largos no combate à corrupção, criando mecanismos de combate e controle da corrupção, a exemplo do portal da transparência. Entretanto isso não é suficiente, é preciso atacar o centro desse “câncer”. Precisamos combater este mal em seu nascedouro e a raiz deste é o sistema político brasileiro. O PT definiu como central para o ano de 2013 uma ampla mobilização social através da campanha nacional pela reforma política. Esta reforma é cada vez mais necessária para que possamos avançar em um política com financiamento público, o aumento da participação popular, a maior participação das mulheres na vida pública e a valorização dos partidos políticos, mas principalmente o combate a corrupção.

Como bem diz a resoluções do PT: ” Queremos que as cidadãs e os cidadãos participem mais das decisões e acreditem que os governos e parlamentares irão exercer seus mandatos de acordo com os projetos debatidos e escolhidos nas eleições. As mulheres e os jovens precisam ter mais espaço na política que é deles por direito, assim como os outros segmentos sub-representados. É necessário também haver mais igualdade, transparência e economia de recursos na disputa pelos cargos públicos.”

Uma transformação desse porte enfrenta grandes obstáculos. O pensamento atrasado, preconceituoso, oligárquico ainda é forte em nossa política. Além disso, os interesses do poder econômico tentarão barrar mudanças que reduzam seu poder de influência.

Temos a convicção de que somente com unidade do PT e com muita mobilização social conseguiremos avançar nesta campanha. A reforma política tem que ser central na vida do PT, da JPT e nas ações da jornada de lutas da juventude nos diversos cantos do Brasil, assim como o debate sobre a reforma da mídia proporcionando a democracia brasileira, os direitos da livre expressão por meio das rádios comunitárias, das tvs locais e do acesso a banda larga por toda a população. A caminhada em defesa do nosso país perpassa por reformas importantes. Agora é o momento de construir um estado justo, eliminar o neoliberalismo e fortalecer a democracia no nosso país.

A Juventude do PT esta participando ativamente das construções nos estados e na construção nacional da jornada de lutas da juventude, defendendo principalmente as bandeiras que para os petistas é de fundamental importância, a reforma política e a democratização dos meios de comunicação. Todavia esta luta só ficará mais forte com o engajamento das direções estaduais e municipais da JPT, tanto em sua capacidade de mobilização quanto de sua aproximação e construção com os movimentos, partidos e organizações juvenis progressistas de seus estados e municípios.

Lutemos juntos, juventudes, em defesa de um Brasil do povo, para o povo e pelo povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário