terça-feira, 22 de novembro de 2011

FETAGRI exige do governo Estadual Regularização Fundiária


No Blog do Ganzer. 


Os trabalhadores rurais de todo Brasil sempre tiveram de lutar muito para regularizar suas terras e poder plantar e viver com tranquilidade, tendo acesso à financiamento bancário e garantias que só o título definitivo concede.

Os anos se passaram e a realidade não mudou, infelizmente. Ontem mesmo pude assistir a centenas de trabalhadores rurais invadindo de maneira pacífica a sede do ITERPA, o Instituto de Terras paraense reivindicando a continuidade de programas de assentamento e regularização fundiária que beneficiará mais de 3  mil  famílias rurais.

Sob a coordenação de Carlos Augusto Santos Silva, presidente da FETAGRI, entidade por quem eu tenho maior respeito e admiração pela luta e coragem de enfrentar velhas oligarquias latifundiárias, o governo atual parece não se preocupar em alavancar as políticas voltadas para o desenvolvimento da agricultura, da sustentabilidade e da melhorias dos assentamentos agrários.

O presidente do ITERPA, Carlos Lamarão, recebeu uma comissão para debater os problemas e fechar uma pauta de ações positivas que possam agilizar as políticas de assentamento e regularização fundiária. Porém terão de seguir os preceitos constituicionais que impede essa política em áreas acima de 2,5 mil hectares. Como convidado, participei da reunião e me comprometi, no âmbito parlamentar, a agilizar os projetos do executivo para que a Assembleia Legislativa não venha a burocratizar ações tão importantes para o homem do campo e a paz social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário