segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

MAIS MÉDICOS CUBANOS CHEGARAM AO PARÁ NESTE SÁBADO


Chegaram neste sábado (30), à Base Aérea de Belém, mais 64 médicos cubanos do segundo ciclo do programa Mais Médicos, que vão atuar em 82 municípios paraenses e três distritos sanitários especiais indígenas no Estado. Outros profissionais chegam a Belém neste domingo (1º) e segunda-feira (2), do total previsto de 176 médicos estrangeiros só neste fim de semana. Na primeira fase, o Pará foi contemplado com 62 cubanos e um brasileiro formado na Argentina, além de 49 brasileiros, dos quais 25 permaneceram no Estado. Até o momento, o Pará já recebeu 266 médicos cubanos.

Os médicos vêm ao Brasil por meio de um acordo de cooperação entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que integra o programa Mais Médicos. O objetivo é ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país, que não despertaram o interesse de profissionais brasileiros. Os profissionais foram recebidos pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, além de representantes do Ministério da Saúde e da Opas.

Da base aérea, os médicos seguiram em ônibus militar para o Gold Mar Hotel, no bairro do telégrafo, onde permanecem até quinta-feira (5), participando de uma programação de acolhimento, que começa terça-feira (3). Será uma série de apresentações para que conheçam a situação epidemiológica do Estado e o funcionamento da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles também vão conhecer a realidade da população indígena no Pará, além de receberem um kit com informações sobre cada município. Os médicos serão transportados até os respectivos municípios com o apoio da Marinha do Brasil.

Somando os participantes da primeira e segunda etapas, o número de médicos cubanos no Pará chega a 409. De acordo com o Ministério da Saúde, os médicos desta segunda etapa começam a trabalhar no dia 9 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário