terça-feira, 5 de novembro de 2013

PED2013: ENCONTRO ENTRE CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO PT MUNICIPAL ENCERRA CICLO DE DEBATES PARA O PED EM BELÉM


Na última quinta-feira (30), os militantes do Partido dos Trabalhadores participaram do último debate dentro da agenda do Processo de Eleições Diretas – PED em Belém. O encontro realizado no auditório do Sindicato dos Bancários, no bairro do Reduto, reuniu os três candidatos na disputa pela presidência do Diretório do PT Belém – Diógenes Brandão, Regina Barata e Apolônio Brasileiro. Contou ainda com a presença dos candidatos à presidência do PT Estadual, Zé Geraldo e Marquinho e de personalidades do partido como o Deputado Estadual Alfredo Costas e João Augusto Rodrigues, recentemente refiliado ao PT.

O debate girou em torno da atual conjuntura política do PT, da falta de inclusão da militância nos processos decisórios do partido e nos rumos da política partidária do PT no estado para as eleições de 2014, com o lançamento ou não de uma candidatura própria.



Diógenes Brandão, o Jimmy, defendendo a chapa A Hora e a Vez da Militância, iniciou o seu discurso dizendo que “o PT se tornou um partido extremamente burocrata. O militante não se vê incluído no debate. A maioria não responde ao chamado nas lutas sociais. Nós escrevemos esta chapa para fazer um debate dentro do partido. A militância precisa ser ouvida”. Segundo ele, o objetivo da sua gestão é debater os problemas do PT Belém e também apontar soluções. Fazer com que o PT se faça mais presente nos movimentos sociais. “Pretendemos construir conselhos setoriais junto às presidências distritais para entender as necessidades da militância e da sociedade”, concluiu.


Apolônio Brasileiro, atual presidente do PT Belém, representando as chapas 'Pra Fazer Mais e Melhor' e 'É pela esquerda que queremos Belém, o Pará e o Brasil', fez uma análise da sua gestão à frente do PT nos últimos anos. Disse que muitos avanços foram conquistados e que pretende continuar nesta direção na próxima gestão. Citou a liderança do partido em importantes lutas políticas em Belém, como por exemplo, contra as tentativas do ex-prefeito Duciomar de privatizar a saúde, o transporte, o abastecimento de água, o trânsito e a cultura. Apolônio falou sobre a importância da comunicação, em especial, nos meios sociais e disse “assim que o partido tiver melhores condições de investimentos pretendemos implantar uma assessoria de comunicação permanente, contribuindo com a democratização da comunicação no partido em uma relação de transparência com a militância e a sociedade”. Finalizou dizendo que “eu defendo para 2014 um amplo arco de aliança contra o tucanato e a parcela mais conservadora da elite paraense. Mas isto não quer dizer que o PT vá se vender para quem quer que seja. Nós queremos que o PT volte a governar o Pará mas, antes de decidirmos a tática eleitoral do ano que vem, devemos fazer uma profunda avaliação da conjuntura eleitoral e da correlação de forças. Não podemos errar ano que vem!”, disse.


Regina Barata, ex-Vereadora e ex-Deputada Estadual, iniciou sua militância em 1984, no movimento pelos direitos da cidadania às pessoas com deficiência. Entre 1990 e 1996 foi presidente da Associação Paraense de Pessoas com Deficiência (APPD) do Pará. Atualmente é Defensora Pública na Assembléia Legislativa do Pará – ALEPA. No PED defende a chapa Candidatura Própria Já!. “Queremos resgatar o PT coerente, coeso, do debate, da construção coletiva, baseado nas organizações sociais”. Ela diz ainda que “dentro da construção do partido é salutar o debate. E quando fazemos a crítica pessoal, destruímos as lideranças. O debate do PED deve ser exclusivamente o político”. Regina Barata reafirma a sua defesa em relação ao lançamento pelo PT no Pará por uma candidatura própria. “Não posso acreditar que o Helder Barbalho do PMDB seja melhor que a Ana Júlia Carepa. Penso que a nossa proposta faz a diferença. O PT tem que se organizar e fazer frente aos nossos governos”, concluiu Regina.


Diversos militantes solicitaram a palavra e trataram de questões como a unificação e fortalecimento do partido, maior participação da juventude, dos negros e das mulheres e a retomada dos movimentos sociais em Belém. “O desafio aqui é por onde vamos retomar o PT como partido de referência no Pará, em Belém e nos distritos? O PT tem que se unificar, retomar o contato com a juventude. Definir estratégias políticas que alicercem suas vitorias no futuro”, resumiu o militante Manoel Siqueira, em umas das intervenções do plenário.


No próximo dia 10 de novembro o Partido dos Trabalhadores estará realizando o Processo de Eleição Direta – PED2013, em todo o território nacional. Em Belém 5.840 militantes estão aptos para votar. Consulte nosso Blog e veja o seu local de votação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário