segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PED2013: DEBATE NO DASAC REÚNE MAIS DE 50 MILITANTES

O DASAC possui hoje cerca de 1157 filiados. E é historicamente um dos distritos mais importantes na construção política do PT em Belém. Entretanto, nos últimos tempos, o DASAC vem enfrentando diversos problemas, como, por exemplo, o afastamento da militância. Segundo o Professor Augustão, isto é reflexo da inércia das gestões anteriores. “É urgente a reorganização e a reconstrução do partido. Precisamos ser referência na cidade, temos que voltar a participar dos movimentos populares e sociais – atuando nas escolas, na saúde e incentivando a cultura”, declarou.
Ao longo desses 33 anos, a história tem mostrado a importância do Partido dos Trabalhadores como um partido das massas, de atuação nos movimentos sociais em todo o país. Para resgatar a essência do PT em Belém, de acordo com Paulo Afonso, é necessário fortalecer as setoriais, como as das mulheres e da juventude, por exemplo. E o partido deve também lançar uma candidatura própria para as eleições de 2014. Mas essa decisão tem que ser participativa, segundo ele. “Precisamos discutir e definir juntamente com a militância os nomes que possam disputar a candidatura para o governo do estado do Pará. Só assim seremos novamente fortes”, explicou. 
Zeca do DASAC, como é conhecido, se comprometeu em reaproximar a militância. “O nosso objetivo é realizar um trabalho cada dia mais próximo da sociedade, junto com os movimentos sociais de acordo com as necessidades de cada bairro deste distrito, o fortalecimento da organização partidária é fundamental neste momento e os distritos devem ser incluídos nas decisões do partido e ter mais autonomiaVamos reconstruir os movimentos sociais no DASAC”, explicou. 
Resgatar o valor histórico do PT no DASAC e aumentar a participação da militância na reconstrução do partido foram as principais solicitações dos participantes no debate desta noite. “O DASAC historicamente tem uma importância política muito grande para o PT em Belém. Mas hoje tem deixado de mostrar a sua relação com a sociedade”, falou Carlos Alves. “Nós queremos mudança no PT em todos os níveis – no Estado, nos municípios e, principalmente, nos distritos”, disse Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário