quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PED 2013: ILHA DE MOSQUEIRO ENCERRA DEBATES DOS DISTRITOS EM BELÉM

Cerca de 32 militantes do Partido dos Trabalhadores participaram, na quinta-feira (30), em Mosqueiro, na Escola Honorato Figueiras, do último debate dos distritos em Belém. Este foi o segundo encontro na ilha. O primeiro, no sábado (17), teve que ser adiado por falta de quórum. Sob a coordenação de Jorge Rezende, o debate aconteceu entre dois dos três candidatos à presidência do PT Belém – Regina Barata e Apolônio Brasileiro, e o candidato único à presidência do PT Damos, Professor Leirson Azevedo.

Segundo Apolônio Brasileiro, o PED é um momento de democracia partidária, mas que só tem sentido se houver a participação efetiva dos militantes. 

Regina Barata ressaltou que uma candidatura própria para as eleições ao governo do Pará em 2014 será o grande diferencial para o partido. Já o professor Leirson Azevedo, militante do PT há 14 anos fez uma análise do PT nos últimos 10 anos sob os governos de Lula e Dilma e o processo de democratização do Brasil realizado por eles nesse período.

Leirson falou ainda da necessidade de se fazer uma reflexão do PT para os próximos anos e de se construir um partido de esquerda junto com as bases. “É preciso avançar no Brasil, no Pará e em Belém. Há uma necessidade de uma reforma na estrutura do partido. Precisamos atuar diretamente em questões como a reforma nos meios de comunicação e a urbana. Precisamos construir nas bases, atuando em conjunto com os sindicatos, a juventude e os movimentos sociais”. Leirson também se posicionou contra às alianças e coligações partidárias. “A aliança tem que ser com o povo. O PT é um partido grande e forte e representa as massas. Não a coligação!”.

Na plenária a cobrança por um PT mais atuante e participativo junto à militância foi um dos destaques entre os participantes. “Onde está o PT hoje? O PT está presente nos movimentos sociais? Quem quer que ganhe, olhe para a militância”, pediu William Pinheiro. 

Outros, como Daniel Tavares, J. Edson e Alonso César, falaram da necessidade de reconstruir o partido pela base, com a formação política dos filiados e de maior atuação do partido nas políticas públicas em Mosqueiro. Segundo eles, os moradores da ilha enfrentam muitos problemas: transporte público precário, falta de segurança e da falta de hospitais com atendimento 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário