terça-feira, 22 de outubro de 2013

PED2013: DEBATE DO PT ESTADUAL DO PARÁ REÚNE MAIS DE 600 MILITANTES



A noite da última sexta-feira (19) foi especial para a militância do Partido dos Trabalhadores do Pará. Mais de 600 filiados lotaram o auditório do Sindicato dos Bancários, onde foi realizado o debate entre os candidatos à disputa pela presidência do Diretório do PT Estadual. A participação da militância foi ativa e durante todo o debate com diversas manifestações de apoio aos respectivos candidatos. Os cinco candidatos que estão na disputa do Processo de Eleição Direta - PED 2013 no Pará são: Bira Rodrigues, Cláudio Puty, Marquinho, Milton Zimmer e Zé Geraldo.

O debate reuniu um número expressivo da militância do PT de diversos municípios, dentre eles, o do Marajó, Mocajuba e Belterra. Também marcaram presença o atual presidente do Diretório Estadual – João Batista, membros da Executiva do PT Belém, os três candidatos à presidência do PT Municipal de Belém – Apolônio Brasileiro, Diógenes Brandão e Regina Barata, além do Ex-Deputado Federal, Paulo Rocha, e do Deputado Estadual, Carlos Bordalo, que presidiu a mesa.


Milton Zimmer abriu o debate falando sobre a necessidade de se avançar nas políticas sociais já desenvolvidas pelos governos Lula e Dilma no Brasil. “Devemos dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo governo federal, levando estas políticas de inclusão para as mais diversas regiões do Estado do Pará”, disse Zimmer. Ele falou sobre a importância de se discutir questões regionais como a mineração, agricultura e energia. E finalizou falando sobre o desafio do PT no Pará para os próximos quatro anos: “precisamos pensar o partido em conjunto com os Diretórios Municipais e Estadual. É fundamental termos esta sintonia”, concluiu.

Bira Rodrigues fez uma análise histórica do partido no Brasil, em especial, no Pará. Falou das transformações e avanços que o governo do PT realizou nos últimos anos. Disse ser fundamental construir uma nova etapa dentro do PT Pará. E que o partido tem o compromisso de construir um pacto de união em todos os níveis para as eleições de 2014. “Precisamos reconstruir o PT na região metropolitana, no Estado e continuar na condução do Brasil”, declarou Bira.

Marquinho iniciou o seu discurso, falando da importância do PED 2013 para o partido. Disse que o PED está proporcionando ao PT um momento de encontro entre as militâncias de diversos municípios e, consequentemente, a possibilidade de se discutir os rumos do PT no Estado nos próximos quatro anos. Ele mencionou ainda, a necessidade de se fazer uma política de inclusão com uma maior e mais expressiva participação das mulheres e da juventude. E finalizou lembrando que o PT deve seguir uma estratégia eleitoral para 2014. “O papel do Estado é trabalhar em conjunto e refletir as ações do projeto nacional para reelegermos a presidente Dilma”, explicou.

O posicionamento de Cláudio Puty, durante o seu discurso, foi o de seguir uma linha mais regional. Ele afirmou que não tem nem como comparar os resultados exitosos do Governo do PT aos do atual e que, por conta disso, defende que 2014 o PT tenha a oportunidade de poder fazer um balanço e a comparação com o governo dos tucanos. Afirmou ainda que “para sermos respeitados, temos que dialogar sobre questões regionais e não se deixar subjugar sobre os interesses nacionais. Temos que primeiramente firmar uma candidatura própria nas eleições de 2014. Do contrário, nada será efetivamente construído”, desabafou Puty.

Zé Geraldo disse que os debates do PED são de grande importância para o fortalecimento do PT e, durante o seu discurso, arriscou um palpite: “acredito na possibilidade de um segundo turno neste PED. Todos os candidatos aqui são de alto nível”. E concluiu dizendo que o momento político do PT no Pará é um momento de muita reflexão. “O PT precisa se reconstruir, se reestruturar dentro do estado do Pará e na região metropolitana de Belém. São muitos os desafios a enfrentar, mas a nossa direção estadual tem que dar uma atenção especial ao fortalecimento do PT na capital”, explicou.




De um modo quase unânime, para os candidatos, a principal importância do encontro estava na urgente necessidade de fortalecimento do Partido dos Trabalhadores no Estado do Pará. Para eles, o ponto de partida seria o investimento no processo de formação e de qualificação da militância e a divulgação das ações do governo apropriadas pelos mais diferentes municípios, utilizando o avanço das redes sociais e dos diversos canais de comunicação. Outro ponto em destaque foi a necessidade de se pensar a política de alianças e a tática eleitoral que o PT deve adotar para as eleições de 2014.

As eleições do PED 2013 serão realizadas no dia 10 de novembro em todo o território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário