sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PED 2013: PROFESSOR CLÁUDIO, JOEL E LOURY DEBATEM O DISTRITO DO DAENT

O Distrito do DAENT abriu mais um ciclo de debates do PED em Belém esta semana. Na disputa pela presidência do Distrito do DAENT estão Cláudio Santos, Joel Santos e Lourivaldo Osório, o Loury.

Apolônio Brasileiro e Regina Barata, candidatos à presidência do PT Municipal de Belém, marcaram presença no evento que reuniu cerca de 40 pessoas, no clube dos correios – ARCO, nesta segunda-feira (21), à noite.


Em seu discurso de abertura, Regina Barata defendeu o lançamento de candidatura própria do Partido dos Trabalhadores no Estado do Pará, o lançamento ou não de uma candidatura própria é uma preocupação geral e dever ser discutida com toda a militância até o final deste ano.

Apolônio Brasileiro, deu enfoque à sua gestão que se encerra no Diretório Municipal. Para ele, o PT Belém sai mais fortalecido, com a participação efetiva da Executiva do partido, além da realização de inúmeras jornadas de formação política dos militantes e debates de avaliação do governo.


O tema central do debate no DAENT, coordenado por Flávio Lauande, foi sobre o lançamento ou não de uma candidatura própria do PT no Pará nas eleições de 2014. O assunto elevou os ânimos de todos, dividindo o grupo em duas partes – os que apóiam a possibilidade de uma aliança em 2014 e os que não abrem mão de um candidato próprio do PT.


Para o candidato Joel, o Partido dos Trabalhadores, vive um momento de transição, amadurecimento, crescimento e de reconstrução. E neste segundo momento, o PT precisa discutir melhor as políticas públicas, aprofundando questões sobre a saúde e a cultura, por exemplo. Falou da necessidade da descentralização financeira nos distritos. “Com recursos próprios, os distritos vão poder se aproximar da militância através de realizações de cursos de formação, criação de ações diretas, regionalizadas conforme a necessidade de cada distrito. Precisamos de sedes para discutir mais política nos distritos, nos bairros”, explicou Joel.


O Professor Cláudio defende a candidatura própria nas eleições de 2014. Para ele o PT fez história no Pará e em Belém. “Temos pessoas competentes para dirigir o estado, fazer um bom governo como já fizemos. Nossos mandatos tiveram muitas conquistas. Não podemos jogar no lixo os oito anos na prefeitura de Belém e os quatro anos no Governo do Estado”, explicou. Mas não descartou a possibilidade de uma aliança no segundo turno, se houver. “Se for preciso, se for melhor para o PT, eu apóio a coligação com quem quer que seja no segundo turno, inclusive com o PMDB”, conclui Cláudio.
Por outro lado, o candidato Loury, afirmou não defender a criação de uma chapa única e nem de candidatura própria. “Não temos as mínimas condições de lançar candidatura própria. Seria uma burrice fazer isso em um momento de crise que vivemos. O PT no Pará está em crise. Por isso, precisamos coligar com o PMDB. Só assim o PT vai voltar a governar o estado do Pará”, falou exaltado.
Para os militantes que falaram durante o evento, o lançamento ou não de uma candidatura própria é uma preocupação geral e dever ser discutida com toda a militância até o final deste ano. Mas antes disso, o PT precisa fazer uma reformulação interna, como mencionou o Secretario de Finanças, Wellington Lucas. “Precisamos construir o PT de massa, mais fortalecido”, disse. Na mesma linha, o militante Raimundo, morador do distrito do DAENT, desabafou: “o PT tem que ouvir a militância, o partido precisa estar mais próximo do militante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário