quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CÍRIO DE NAZARÉ: CÍRIO DE FÉ E DE AMOR



Belém recebe, todos os anos, a maior procissão religiosa católica do país, o Círio de Nazaré. São 15 dias de festividades e mais de dois milhões de fiéis em romaria pela cidade. Este ano a Festa de Nazaré conta com o tema “A Igreja em oração, unida a Maria, mãe de Jesus”.

O maior encontro de fé e cultura paraense acontece sempre no segundo domingo de outubro. Muito mais que uma procissão, o Círio reflete toda a devoção dos católicos paraenses à Nossa Senhora de Nazaré. Para seguir o caminho da santa, fique atento a esse roteiro:

A programação oficial foi aberta nesta terça-feira (8), com a inauguração da decoração da Praça Santuário, da iluminação dos arcos e da Basílica Santuário de Nazaré, e na quarta-feira (9), com a abertura da tradicional Feira de Artesanato do Círio.



Nesta quinta-feira (10), será apresentado o manto que adornará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. No mesmo dia acontece um grande concerto mariano na Basílica Santuário.

Na manhã de sexta-feira, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré deixa a Basílica e sai de carro aberto até a igreja matriz de Ananindeua. Nesse dia também é realizado o auto do círio.

Às 6h da manhã de sábado, logo após a missa em frente à igreja matriz de Ananindeua, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré será levada em carro aberto até Icoaraci, às margens do rio Pará. Em seguida, inúmeras embarcações, de todos os tamanhos e todas enfeitadas, acompanham a romaria fluvial pelas águas da baía do Guajará. No final da manhã de sábado, será a vez dos motoqueiros prestarem homenagem à Virgem de Nazaré.

E ainda no sábado á noite, em frente ao Colégio Gentil, tem início à missa da Trasladação, que em percurso inverso ao do Círio, possui os mesmos elementos da grande romaria, chegando até a Catedral Metropolitana.

E na manhã do próximo domingo (13), um verdadeiro mar de gente toma conta das ruas de Belém para a passagem da berlinda enfeitada que conduz a imagem peregrina até à Praça Santuário, localizada em frente a Basílica de Nazaré.

A programação dura ainda mais duas semanas, com a realização das demais romarias e também de diversos eventos ligados à festa, encerrando com um espetáculo com fogos de artifício à noite e na manhã seguinte a realização da última e mais curta romaria, o Recírio.



Uma história de fé

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a Santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.

No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela.

Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.

Tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral de Belém à Basílica Santuário. Ao longo dos anos, houve adaptações. Uma delas ocorreu em 1853, quando, por conta de uma chuva torrencial, a procissão – que ocorria à tarde – passou a ser realizada pela manhã.

Turismo

O Círio de Nazaré é considerado o evento mais importante do calendário turístico do estado. E este ano, entre os dois milhões de romeiros esperados para as festividades do Círio, aproximadamente 78 mil são turistas, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-econômicos do Pará (Dieese).

E como boas vindas, os turistas que chegam à Belém são recepcionados no aeroporto ou no terminal Rodoviário, com apresentação de shows de carimbó, distribuição de cheiro do Pará, mapas turísticos e panfletos com a programação religiosa e cultural do Círio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário