sexta-feira, 14 de junho de 2013

REFORMA POLÍTICA: PT VAI PARA PRAÇA DA REPÚBLICA NO DOMINGO



O PT/Pará e o PT/Belém realizarão no próximo Domingo (16/06), a partir das 09 horas, na Praça da República, o lançamento da Campanha da Reforma Política em Belém coletando assinaturas para o projeto de iniciativa popular proposto pelo partido. O objetivo do PT Nacional é angariar 1,5 milhões de assinaturas para o projeto em todo o Brasil e, segundo a nossa coordenação estadual da campanha, a meta do Pará é obter o apoio de 100 mil paraenses ao projeto.

PROPOSTA DO PT DE REFORMA POLÍTICA

O Brasil tem avançado muito na distribuição de renda, no desenvolvimento econômico e no reconhecimento internacional. Mas pode avançar muito mais. Para isso falta um sistema político mais democrático, que represente melhor todos os segmentos da sociedade e ajude o país a ultrapassar os entraves ao nosso desenvolvimento social e econômico. O PT defende mudanças profundas na política brasileira.

Queremos que as cidadãs e os cidadãos participem mais das decisões e acreditem que os governos e parlamentares vão exercer seus mandatos de acordo com os projetos debatidos e escolhidos nas eleições. As mulheres precisam ter o espaço na política que é delas por direito, assim como os outros segmentos sub-representados. É necessário também haver mais igualdade, transparência e economia de recursos na disputa pelos cargos públicos.

Uma transformação desse porte enfrenta obstáculos enormes. O pensamento oligárquico, preconceituoso e autoritário, que teve seu auge na ditadura, ainda é forte em nossa política. Além disso, os interesses especulativos e de alguns grupos com grande poder econômico, que têm seus lobbies muito bem entrincheirados no jogo político, tentarão barrar mudanças que reduzam seu poder de influência.

Por isso temos a convicção de que é possível e necessário avançar. Elegemos como pontos prioritários o financiamento público exclusivo de campanhas, o voto em lista preordenada, o aumento da participação popular e a maior participação das mulheres na vida pública e pedimos seu apoio à esse projeto de lei de iniciativa popular. Queremos que o povo brasileiro tenha uma democracia tão grande e forte quanto o Brasil que estamos construindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário