sexta-feira, 28 de junho de 2013

CONTRIBUIÇÕES SOBRE O MOMENTO POLÍTICO: ARTIGO DE AVELINO GANZER

REFLEXÕES SOBRE A CONJUNTURA E PROPOSTAS A SEREM ENFRENTADAS

Caros companheiros (as). Muito impactado por esta Conjuntura Nacional, com enormes mobilizações de massa por todo País e no exterior. Que bom que isto aconteceu, e acho que é o momento certo para tal, tendo em vista que agora faltando um ano e meio para as próximas eleições Gerais no Brasil, e num momento que antecede a vinda do Papa Francisco ao Brasil para a grande Marcha Mundial da Juventude. Mas também, após a divulgação dos Dados de espionagem que a CIA dos Estados Unidos fazem a todos os cidadãos Americanos e do mundo todo.

Vivemos sob a Hegemonia do Sistema Capitalista Internacional, as referências históricas de minha geração vão ficando cada vez mais apagadas, do que foi a Revolução Russa de 1917, e todos os seus reflexos, desdobramentos em nosso país, nas organizações Sociais, Sindicais e Partidárias. A Cultura implantada nas Universidades, nas religiões etc. No mundo todo, mas em especial na América Latina e no Caribe.



Quando cheguei aqui na Transamazônica em 1972, com pai, mãe e nove irmãos em busca de um pedaço de Terra para plantar, e procurar uma vida melhor daquela que tinha no Estado do Rio Grande do Sul, vi aqui homens do DOOPS, vestidos com Camisa do INCRA, e fazendo a vigilância de cada passo que fazíamos, mas como não tínhamos nenhuma consciência política e organizativa víamos e achávamos que era aquilo normal. Mas foi só começar a reclamar do abandono e do sofrimento por falta de Saúde, escola(Educação), transporte, esse funcionários em sua maioria passaram anos ver como subversivos, Comunista , algo muito perigoso.


Quem estava conosco nos ofereceram ajuda, dentre eles a IGREJA CATÓLICA, Prelazia de Santarém, através das pastorais. Relatei um pouco de História, só para mostrar que nos anos 72 já se iniciava um processo de distensão da Ditadura Militar, embora a repressão nos interiores como aqui fosse imensa, também por causa da Guerrilha do Araguaia no Sul e Sudeste do Pará.

Custou muito a nossa Geração, chegar aonde chegamos. Reconstruir o Sindicalismo Brasileiro, com a Criação da CUT e outras Centrais, ONGs, Pastorais, Conselhos etc. Reconstruir e Criar Partidos POLÍTICOS, mas acima de tudo a importância da Criação do PARTIDO DOS TRABALHADORES. A Disputa das Ideias e Concepção, e valores de Esquerda, como a Luta pela Paz, a Ética na Política na Sociedade Brasileira e etc. Elegermos centenas de Prefeitos (as), Vereadores. Governos Estaduais, Dep. Estaduais, Dep. Federais e Senadores da República, mas nada tão Grande e importante na História recente do Brasil, como a Eleição de LULA e sua reeleição a presidência da República e a Eleição da companheira Dilma, primeira mulher a assumir a PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA no Brasil, que, diga-se de passagem, que contribui em muito para o processo de democratização no país. Não tínhamos a dimensão desta disputa, a complexidade desta condução das Políticas pelo Poder Executivo, a Força envolvente do Poder Legislativo e o conservadorismo Ideológico e até Preconceituoso do Poder Judiciário, na resistência as mudanças estruturantes e Democráticas, também por causa de profundos erros que cometemos, uns por causa do processo Eleitoral vigente.

Desde a Criação do PT o debate interno, se seria um Partido Tático ou um Partido Estratégico foram internos e polêmicos ,e entre outros pontos importantes, foram o motivador da criação e regulamentação do direito a Tendência no PT. Passados 31 anos, vemos uma luta interna fora do comum em todos os municípios, chegando a gastar mais energias nas disputas interna que nas disputas na sociedade.

Um dos princípios que aprendi em muitos Cursos no Cajamar, no PT ou outros cursos na Corrente Sindical Lavradores Unidos, na leitura e vivencia comunitária do Evangelho nas Comunidade urbanas e Rurais, que um bom partido ajuda a acelerar as grandes transformações de um País, mas quem mudará mesmo um país, é a própria População consciente e informada sobre tudo. Por isso fortalecer princípios éticos, transparentes, solidários e Democráticos etc. é nossa missão histórica e combater o Sistema Capitalista e construir e aprofundar Sistema Socialista Democrático.

As mobilizações Nacional liderado pelos Jovens Brasileiros, aqui e fora do país, rejeitando os Partidos Políticos e Centrais Sindicais, significa que para a maioria deles o PT não é mais referência, e por isso é mais grave, por que sem referência o caminho para a Direita, para o caminho da destruição dos valores democráticos correm muitos riscos. O Nosso Governo Dilma precisa avançar no caminho de diálogo com esse público Jovem, aprofundar as decisões de melhoramento da Mobilidade Urbana, Educação com aplicação dos 10% do PIB, Fim da Corrupção, melhoramento urgente na Saúde, propor a Reforma Política com Financiamento Público de Campanha.


O PT- PARTIDO DOS TRABALHADORES no meu entendimento precisa dar um gesto de Grandeza , tanto para a Sociedade Brasileira, mas acima de tudo Internamente, chamar um Encontro Extraordinário, refazer e atualizar sua Plataforma de Ação para esta Conjuntura e armar o Partido de uma Plataforma, para retomar o processo de debate e elaboração do Plano de Governo , a ser oferecido a Nação para as Eleições de 2014, bem como sua Política de Aliança.Para o sucesso desta ação, que poderá vir a renovar e fortalecer o PT, por dentro deverá ser precedido de um PACTO INTERNO entre as Tendências, regulamentado pelo próprio encontro onde o PT, sob essa ótica é Permanente, e as pessoas que o compõe são passageiras, restabelecer a confiabilidade Interna, por que vemos muitas lideranças fazendo conversas e alianças extra Partido sem passar por instâncias. Caso contrário poderemos virem a colher grandes derrotas e incalculáveis perdas políticas e Sociais e Democráticas ao país e para esta gerações de jovens Brasileiros. Gestos de Grandeza, de Brasilidade, leitura correta da Conjuntura, mas acima de tudo em respeito a História do PT e sobretudo deste nosso Grande Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário