segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Alfredo Costa prefeito de Belém. Opinião sobre as prévias e sobre o cenário que delas resulta.

Por Fábio Castro* 



Alfredo Costa foi escolhido candidato do PT à prefeitura de Belém. Iniciamos agora, é claro, um processo de construção da sua candidatura. Total e irrestrito apoio ao Alfredo, que é um candidato excelente, com chances concretas de recuperar a prefeita para o partido. Parabéns a todos os petistas, que fizeram um debate honesto e justo. Os rompantes de paixão acontecidos são irrelevantes no conjunto do processo. Minhas observações a respeito do processo e do que virá por aí são as seguintes:

1. As prévias mobilizaram a militância e produziram reflexão, por meio dos debates, das discussões nas redes sociais e blogs e no diálogo geral entre as tendências e os militantes. Esse diálogo ajudou a reconstruir a unidade interna do partido, à medida em que permitiu, num plano racional, que grandes temas fossem debatidos; e, num plano subjetivo, que ressentimentos internos fossem enunciados. Ao contrário de muitos, penso que isso faz parte do jogo e que é algo saudável: precisa ser dito para ser superado.


2. As prévias também impactaram no debate político da sociedade civil. Os dois projetos petistas foram discutidos em círculos não-petistas, inclusive por outros partidos políticos. Dessa maneira, o processo contribuiu para um debate público geral, e não apenas partidário. Isso fortaleceu o papel do PT na sociedade paraense e, se for bem aproveitado, ou seja, se o PT souber ampliar seu debate interno para que toda a sociedade o acompanhe, poderá ser um aliado precioso no processo eleitoral vindouro.

3. A polarização do resultado, se for corretamente assimilada pela política, demanda ao Alfredo uma guinada à esquerda. Sua política precisa ser a síntese do debate havido e não pode se distanciar dos temas colocados por Puty. Se o fizer da maneira sábia, Alfredo terá unificado o partido e, mais que isso, poderá alcançar uma expressiva parcela de votos não-petistas.

4. Quanto a Cláudio Puty, também em função da polarização extrema do resultado final das prévias, pode-se dizer que ele sai fortalecido da disputa. E isso por duas razões: 1a) Ele próprio, o trabalho que faz em Brasília e suas propostas, se tornaram mais conhecidos da militância petista - na prática, percebi uma dinâmica de des-"demonização" que acontece quando a pessoa intensifica sua participação no diálogo público; 2a) A referida polarização constitui um capital político, uma reserva simbólica preciosa, uma moeda com valor na DS, no PT e no tabuleiro político paraense.

5. Os ataques feitos pelo PMDB e pelo Diário do Pará à sua candidatura também o fortalecem, pois foram tão destemperados e despropositados que seu efeito sobre o espaço público acabou tornando Puty a imagem do anti-barbalhismo por excelência, “o mais temido por Jader”. Com isso, Puty começa a catalizar, sobre si, a positividade daquela frustração que as classes médias belemenses têm em relação à figura que Jader-poderia-ter-sido-e-não-foi. Esse sentimento, que não é um sentimento petista, é claro - e que não muito estudado por nossos cientistas politicos -, diz respeito ao excesso de esperança que envolveu sua primeira candidatura, em 1982, logo profundamente traída, como se sabe.

6. Enfim, todos saem fortalecidos. As prévias foram um sopro novo sobre o PT, um arejamento. O debate verdadeiro sobre as causas da derrota de 2010 resta sem ter sido feito – permanece como segredo de família -, mas se verbalizaram esperanças, ressentimentos e propostas de futuro, e isso constrói.

Vamos em frente, com Alfredo Costa.

*Fábio Castro é professor da UFPA e assina o blog www.hupomnemata.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário