sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

BELÉM RECEBE EXPOSIÇÃO COM OBRAS DE CÂNDIDO PORTINARI



A Petrobras traz a Belém a mostra “Portinari na Coleção Castro Maya”. A relação de 20 anos de amizade entre colecionador Raymundo de Castro Maya e o pintor é o tema da exposição. Estão na mostra 58 das 168 obras originais, entre desenhos, gravuras, ilustrações, documentos e fotos, pertencentes à coleção, o maior acervo público do artista. A exposição ficará no Museu do Estado do Pará de 12 de janeiro a 2 de março. Raymundo de Castro Maya foi grande financiador e colecionador da produção do pintor brasileiro no século 20.

A chegada das obras de Portinari à capital paraense faz parte do Circuito Petrobras de Exposições, criado para levar mostras já montadas e reconhecidas a locais onde elas ainda não foram exibidas. “Além da forte característica social das obras do pintor, a coleção destaca outro lado de seu trabalho, voltado para um viés mais lírico, que foi o alvo de Castro Maya enquanto apreciador dos trabalhos do artista plástico”, explica a curadora da exposição, Anna Paola P. Baptista. As obras fazem parte do acervo permanente dos Museus Castro Maya, que ficam no Rio de Janeiro.

O Circuito Petrobras de Exposições passará novamente por Belém no segundo semestre de 2014, com as exposições "Mostra Carioca", de julho a setembro, e "Amazônia, Ciclos da Modernidade", de setembro a dezembro. Desde 2008 a coleção de Portinari já percorreu cidades como Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Vitória. A próxima cidade a receber o acervo da Coleção Castro Maya será Belo Horizonte (MG), de 18 de março a 4 de maio de 2014, no Museu Inimá de Paula.
Programa Petrobras Cultural

O projeto “Portinari na Coleção Castro Maya” foi escolhido na última seleção pública do Programa Petrobras Cultural, realizada em 2012, na área ‘Circulação de Exposições’. O Programa aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações, abrangendo a sua criação, produção, difusão, preservação e assimilação. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, o Petrobras Cultural contribui para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural brasileira. A Seleção Pública já destinou R$ 380,7 milhões e contemplou 1.448 projetos em todas as regiões do país, valorizando a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional.
Serviço:

Circuito Petrobras de Exposições - Mostra Portinari na Coleção Castro Maya

Visitação: 12 de janeiro a 2 de março de 2014

Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h

Local: Museu do Estado do Pará (Praça Dom Pedro II, s/nº - Cidade Velha/Belém-PA)

Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário