quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ROLO COMPRESSOR DE ZENALDO REJEITA TODAS AS EMENDAS AO ORÇAMENTO 2014

Os vereadores (a) Ivanise Gasparim, Iran Moraes e Amaury da APPD
durante a sessão de votação da LOA 2014 ontem
Depois de muita discussão e acusações de ambos os lados, a oposição e a situação não chegaram a um denominador comum e a Lei Orçamentária Anual-LOA começou a ser votada como queriam os governistas. Logo após o encerramento da sessão ordinária de ontem, foi possível se vislumbrar alguma esperança de entendimento, quando o prefeito Zenaldo Coutinho manifestou interesse de ouvir a proposta da oposição porém, logo no início das sessões extras, por volta das 14:30h, ficou evidenciado que não mais haveria acordo entre as duas partes.

Dessa maneira, o Presidente Paulo Queiroz (PSDB) deu início a tantas quantas sessões, como havia convocado, e a LOA começou a ser votada. As mais de 2 mil emendas foram lidas uma a uma para votação. Desse total de emendas, cerca de 70% tem autoria dos vereadores do PT e do PCdoB. A bancada governista montou guarda e colocou mais de 18 vereadores em plenário, o que significou a disposição de dar quorum e rejeitar todas as emendas. Já a oposição também endureceu o jogo e decidiu que as emendas vão ser lidas, discutidas e votadas uma a uma.


Pela bancada governista os vereadores plantonistas foram: Paulo Queiroz (PSDB) Pio Neto (PTB), Miguel Rodrigues (Solidariedade), Wanderlan Quaresma (PMDB), Prof. Elias (PPS), Gleisson Silva (PSB), José Dinely (PSC), Abel Loureiro(DEM), Eduarda Louchard (PPS), Igor Normando (PHS), Josias Higino (Solidariedade), Meg Barros (Pros), Thiago Araujo (PPS), Luiz Pereira (PR), Nemias Valentin (PSDB), Orlando Reis (PSD), Elenilson Silva (PT do B), Mauro Freitas (PSDC), Bispo Rocha (PMDB), José Scaff (PMDB), Paulo Bengtson(PTB) e Vandick Lima (PP).

Pela bancada de oposição: Ivanise Gasparin (PT), Iran Moraes (PT), Amaury Souza (PT), Marinor Brito (PSOL), Fernando Carneiro (PSOL), Cleber Rabelo (PSTU), Sandra Batista (PC do B) e Moa Moraes (PC do B).

Quem mais apresentou emendas à LOA 2014 foi o vereador Iran Moraes, com 733 proposições. Inclusive as seis proposições rejeitadas ontem são de sua autoria e propunham o asfaltamento de ruas no entorno do mangueirão. Segundo a vereadora Ivanise Gasparimlíder da bancada do PT na Câmara Municipal, "se essas emendas fossem para beneficiar os mais ricos, até teríamos o apoio do governo municipal, mas como são para a periferia, foram todas rejeitadas", disse. Ainda ontem a noite, vereador Amaury da APPD declarou, através de uma rede social, que ''todas as emendas que beneficiam as comunidades no orçamento 2014 estão sendo rejeitadas pela maioria governistas. Mas pelo menos poderiam ficar calados e não tentando justificar o injustificável''.

As sessões foram encerradas por volta das 3:30h da manhã desta quarta-feira, 11. A pauta foi retomada agora a pouco, às 14:30h, mas a sessão não deu quorum. A segunda chamada ocorrerá às 15:30h.

Ainda faltam discutir e votar 2.053 emendas, do total de 2.059. Assim, se não houver acordo da tropa de choque do prefeito com a oposição, é humanamente impossível aprovar a LOA ainda em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário