Os ex-presidentes José Sarney (1985-1990), Fernando Collor (1990-1992), Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) "foram convidados e aceitaram acompanhar a presidente aos funerais de Mandela", informou a presidência no blog institucional.
Os funerais de Mandela se prolongarão até o dia 15 de dezembro, quando o ex-presidente sul-africano será sepultado em Qunu (sudeste), local onde passou sua infância. Na terça-feira, dia em que a comitiva brasileira estará na África do Sul, está prevista uma missa oficial. Esta será a primeira vez que todos os ex-presidentes brasileiros participarão juntos de um ato internacional.
Na próxima terça-feira (10) será realizada uma cerimônia nacional em memória do líder, no estádio de Soweto, em Johanesburgo. O corpo do ex-presidente ficará exposto na sede da Presidência em Pretória, entre os dias 11 e 13 de dezembro.
No dia 15 Mandela será sepultado na Aldeia de Qunu, no Sul do país, onde foi criado. O presidente decretou luto nacional de uma semana, a começar no próximo domingo (8).
Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, o ex-presidente morreu ontem (5), aos 95 anos, vítima de complicações respiratórias. A morte do líder foi anunciada pelo presidente do país, Jacob Zuma, pela televisão.
Mandela será enterrado com honras de chefe de Estado. Diversos líderes mundiais são esperados para o funeral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário