terça-feira, 19 de novembro de 2013

RAIMUNDA MONTEIRO É ELEITA REITORA DA UFOPA


A Professora Raimunda Monteiro foi eleita ontem Reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará. Foi uma grande vitória pra região Oeste do Pará, que além da universidade conquistada a partir dos Governos Lula e Dilma, agora terá uma gestão que fará com que esta instituição esteja a serviço do desenvolvimento desta região importantíssima do estado.

Os dados preliminares apontaram a vitória da chapa "Gestão Participativa com Excelência" por uma diferença de 1.094 votos. Raimunda Monteiro obteve 2.582 (63,42%) votos, enquanto que Aldo Queiroz, da chapa 'Orgulho de ser Ufopa', recebeu 1.491 (36,58%).

Os votos dos Campi's serão contabilizados apenas na noite desta terça-feira (19), a partir das 20 horas. O resultado final da eleição histórica da UFOPA deve ser anunciado após a totalização dos votos. 

Raimunda Monteiro é graduada em Jornalismo. Atuou como professora na UNB e Unama, antes de ser concursada pela UFRA. Mestre em Planejamento de Desenvolvimento Regional e Doutora em Ciências do Desenvolvimento Sócio-Ambiental, ambos cursados no NAEA/UFPA. Nas pós-graduações, estudou redes de interação entre as instituições de fomento e as organizações dos agricultores e o uso da biodiversidade amazônica em cosméticos, fitoterápicos e alimentos industrializados.


Durante sete anos, atuou no MMA-Ministério do Meio Ambiente, onde coordenou o PDA/Sub-Programa Projetos Demonstrativos do PPG7 e foi diretora geral do FNMA/Fundo Nacional do Meio Ambiente. Contribuiu no Macro Zoneamento do Lago de Tucuruí e foi a primeira Diretora-Presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), onde iniciou a gestão de florestas públicas estaduais sob os novos marcos legais. Participou dos estudos do Zoneamento Econômico e Ecológico da BR-163 e influenciou na criação de unidades de conservação no oeste do Pará, com estudos assessoramento aos movimentos sociais e consultorias institucionais. 



Foi a primeira vice-reitora pro-tempore da UFOPA, renunciando ao cargo por divergir dos métodos da atual administração. No Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), contribuiu na criação do Programa de Economia de Desenvolvimento Regional. Eleita representante docente na Consun pro-tempore, defendeu a transparência e a democracia na gestão. 

Atualmente é professora associada I, nos cursos de Ciências Econômicas e Gestão Pública e coordena o Observatório de Economia da Amazônia e Desenvolvimento Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário