sexta-feira, 4 de outubro de 2013

CUT PARÁ RECEBE HOMENAGEM NA ALEPA PELOS SEUS 30 ANOS


Trabalhadores, lideranças sindicais e parlamentares se reuniram na manhã de ontem (03 de outubro), no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Pará durante sessão especial para celebrar os 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O deputado Zé Maria (PT) foi autor do requerimento que solicitou o encontro. A sessão, que começou às 10h, contou com a presença de diversos companheiros e companheiras do Sindicato dos Correios, Sindicato dos Urbanitários, SindSaúde, SindPD, Gráficos, Fenadados, Dieese, Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Pará (FETAGRI/PA) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (SINTEPP).


O evento contou ainda com as participações do Presidente da Força Sindical, Ivo Borges, dos Deputados Carlos Bordalo (PT), Zé Maria (PT), Márcio Miranda (DEM - Presidente da ALEPA), Alfredo Costa (PT), Edílson Moura (PT) e Edmilson Rodrigues (PSOL), além da Presidenta do PPL, Leny Campelo.

A Central Única foi fundada em 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), evento que reuniu mais de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras. Os parlamentares presentes fizeram questão de ressaltar o papel histórico da CUT na organização da classe trabalhadora e na luta por seus direitos.


Martinho Souza, Presidente da CUT/PA, disse que “temos muito a comemorar dos nossos feitos nesses 30 anos da CUT, a Central que nasceu da ousadia e determinação da classe trabalhadora brasileira. Temos muitos desafios e lutas nas próximas décadas, mas o que não deve e nunca vai mudar é a nossa sede de transformação social. Há grandes desafios a tocar e estamos prontos e na luta para que seja respeitada a pauta da classe trabalhadora: o PL 4330, da terceirização, o Fim do Fator Previdenciário, as Reformas Política, Tributária e Agrária, o que exige da classe trabalhadora continuar mobilizada, lutando, para avançar na garantia de seus direitos e não permitir que destruam os direitos duramente conquistados".

O Deputado José Maria, que requereu a Sessão Especial, mostrou todo o orgulho que sente quando o assunto é a Central: "A CUT Pará teve uma importância fundamental no processo de redemocratização do país. Este é um momento de celebrar os 30 anos dessa instituição e compartilhar com todos a história de mobilização e articulação política que transformou as ações sindicais no Brasil".

A Sessão Solene foi apenas a abertura dos festejos pelos 30 Anos da CUT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário